Estatísticas que iluminam

Estatísticas que iluminam
Clemente Ganz Lúcio[1]

Profundas transformações estão em curso na organização da produção econômica com severos e múltiplos impactos sobre o mundo do trabalho. As empresas multinacionais ampliam e estendem sua presença nos países; as novas tecnologias, da robótica à comunicação, transformam os processos produtivos, eliminam empregos e criam novas ocupações; mudanças legislativas alteram o padrão regulatório das relações de trabalho, criam novas formas de contratação, flexibilizam jornada e salário, definem novos papéis para os sindicatos e trazem novas finalidades para as negociações coletivas; o papel do estado e das políticas publicas é objeto de disputa e estão em reconfiguração.
É preciso iluminar a realidade com capacidade para descrever o movimento do real, com competência para interpretar os fenômenos históricos e com crítica para prospectar as possibilidades de futuro. Muito mais, para aqueles que lutam para intervir nessa realidade, reconfigurando novas possibilidades, é preciso que o conhecimento sobre a realidade permita que escolhas e decisões possam ser bem fundamentadas e que os impactos presentes e futuros possas ser bem estimados para, depois, serem acompanhados os efeitos e os resultados alcançados.
Compreendemos que as estatísticas e os números devem iluminar nossa capacidade de olhar a realidade e os indicadores devem permitir ver tendências e mensurar impactos.
É com essa concepção que o DIEESE investe há mais de 60 anos na produção de estatísticas e indicadores socioeconômicos, com especialização e foco nas questões do mundo do trabalho, realizando pesquisas primárias, compilando e consolidando estatísticas, construindo indicadores, produzindo estudos e análises e divulgando tudo isso para o bom uso do movimento sindical e de toda a sociedade.
Nesta semana cumprimos mais uma vez essa tarefa ao disponibilizar e divulgar o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda 2016, por meio do qual colocamos milhares de informações que tratam das características e dinâmicas do mercado de trabalho brasileiros (ocupação, emprego, renda, jornada, etc), da abrangência e impacto das políticas públicas de emprego, trabalho e renda (intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação profissional e aprendizagem), além de destacar o micro crédito produtivo e as questões de saúde do trabalhador.
Nesse período que antecede a entrada em vigor da reforma trabalhista que altera centenas de aspectos dos sistema de relações de trabalho, o DIEESE reúne números que permitem um quadro referencial de base para a observação das mudanças e impactos desse novo ambiente institucional e normativo que terá profundos impactos sobre o mundo do trabalho.
Anuário é composto de 7 cadernos, o primeiro trazendo uma análise de indicadores selecionados, estes distribuídos em seis cadernos com recortes específicos. Essa publicação foi, mais uma vez, produzida no âmbito da cooperação com o Ministério do Trabalho e está disponível no site do DIEESE (ww.dieese.org.br).
O repertório estatístico deste Anuário produz inúmeras fotografias que, articuladas em um grande painel da situação presente, permitirá acompanhar e interpretar as mudanças, impactos e resultados futuros. Os dados compilados dos anos de 2015 e 2016, adicionados às series históricas, e que serão em breve completadas pelos dados de 2017, formam uma excelente base de partida para a observação comprometida com mudanças, resistências e avanços.


[1]Diretor técnico do DIEESE.

Comentários