Postagens

Mostrando postagens com o rótulo servidores públicos

Os desafios da gestão de pessoas no serviço público brasileiro: uma perspectiva sindical (RED)

Imagem
  Link RED Link PDF Os desafios da gestão de pessoas no serviço público brasileiro: uma perspectiva sindical   Clemente Ganz Lúcio [1]   Participei como palestrante do ENGP 2026 (Encontro Nacional de Gestão de Pessoas), promovido pelo MGI – Ministério de Gestão e Inovação, no dia 16 de junho pp.  A pergunta orientadora do painel que participei foi: que gestão de pessoas o serviço público brasileiro precisa construir para sustentar um Estado mais capaz, inclusivo, inovador, democrático e orientado à entrega de melhores políticas públicas? Para responder a essa pergunta, considero necessário formular uma questão anterior: gestão de pessoas para qual Estado? A resposta a essa pergunta é decisiva, porque a gestão de pessoas não é uma política isolada ou descolada dessa resposta. Ela está diretamente vinculada ao papel que atribuímos ao Estado na promoção do desenvolvimento, da democracia, da justiça social e do bem-estar da população. Da perspectiva das entidades si...